quarta-feira, 15 de julho de 2009

História do Rock...



Tentar traçar a história do Rock é uma tarefa prazerosa, porém difícil. São muitos fatos importantes, músicos, discos, shows, acontecimentos que marcaram a história da música profundamente. Escolher o que citar e o que fica de fora é duro para quem é fã de tantas bandas e gostaria de ver todas elas comentadas. Para isso não acontecer e alguns fãs não virem encher meu saco (porque fãs de rock são sempre um saco se achando excluído, discriminado e blá, blá, blá) por isso vou me ater apenas a falar da importância do rock pra mim e a minha visão dele...

O rock começou na minha vida quando eu tinha 14 anos e como todo adolescente eu só queria falar de sexo e soltar palavrões, e claro quem fazia melhor isso nessa época eram os Raimundos, passado essa fase veio o período de revolta e ai acabei descobrindo o Rappa e Planet Hemp. Quando as minhas fronteiras musicais se abriram eu comecei a ouvi as bandas internacionais (Nirvana, Oásis e U2), e as bandas e músicos da década de 80 do Brasil Raul Seixas, Lobão ,Cazuza, Legião Urbana, RPM, Plebe Rude... E à medida que os anos passam vou regredindo no tempo e progredindo musicalmente, pois quanto mais antiga a banda melhores as letras e o som (Beatles, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Faith No More...).
Tenho uma conclusão a respeito de tudo isso, o começo do rock foi genial, pois era a época certa e os acontecimentos propícios para o seu surgimento, com o passar do tempo o rock não tinha mais pelo que lutar e se tornou alegre e feliz. Nacionalmente vemos esse claro exemplo nas Bandas dos anos 80 Blitz e Kid Abelha, mas como toda alegria acaba veio à depressão e a década de 90 é marcada por isso, Nirvana e a Legião como exemplos. No final da década de 90 reclamar sobre o Brasil voltou a moda bem como as musicas voltada pra nichos, só que com mais força que na década de 80 com bandas como o Rappa, Planet Hemp e Charlie Brow.
Depois disso veio o movimento “emo” e eu prefiro não comentar a respeito. (não por preconceito, mas como falei estou regredindo no tempo e progredindo musicalmente).

Passar bem e boa semana do rock...

Indicações:
Filme: A Escola do Rock, O Roqueiro, Detroit Rock City.
Livros: Titãs: A Vida Até Parece uma Festa, Rock in Roll Uma História Social.
Documentários: Rock Brazil, Underground Rock

AH! Mais uma coisa… Toca RAUUUUULLLLL

5 comentários:

  1. É isso ai toca Raul...

    Morte aos emos...

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão quanto mais antigas as musicas melhor são...

    Old school

    ResponderExcluir
  3. É isso aí rock roll!! mais uma vez concordo com vc os melhores rocks são os antigos. Adoro!!

    ResponderExcluir
  4. cade o slipknot!!??(não resisti)
    pohaa! tu é foda!
    viva ao rockk!

    ResponderExcluir