
Tentar traçar a história do Rock é uma tarefa prazerosa, porém difícil. São muitos fatos importantes, músicos, discos, shows, acontecimentos que marcaram a história da música profundamente. Escolher o que citar e o que fica de fora é duro para quem é fã de tantas bandas e gostaria de ver todas elas comentadas. Para isso não acontecer e alguns fãs não virem encher meu saco (porque fãs de rock são sempre um saco se achando excluído, discriminado e blá, blá, blá) por isso vou me ater apenas a falar da importância do rock pra mim e a minha visão dele...
O rock começou na minha vida quando eu tinha 14 anos e como todo adolescente eu só queria falar de sexo e soltar palavrões, e claro quem fazia melhor isso nessa época eram os Raimundos, passado essa fase veio o período de revolta e ai acabei descobrindo o Rappa e Planet Hemp. Quando as minhas fronteiras musicais se abriram eu comecei a ouvi as bandas internacionais (Nirvana, Oásis e U2), e as bandas e músicos da década de 80 do Brasil Raul Seixas, Lobão ,Cazuza, Legião Urbana, RPM, Plebe Rude... E à medida que os anos passam vou regredindo no tempo e progredindo musicalmente, pois quanto mais antiga a banda melhores as letras e o som (Beatles, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Faith No More...).
Tenho uma conclusão a respeito de tudo isso, o começo do rock foi genial, pois era a época certa e os acontecimentos propícios para o seu surgimento, com o passar do tempo o rock não tinha mais pelo que lutar e se tornou alegre e feliz. Nacionalmente vemos esse claro exemplo nas Bandas dos anos 80 Blitz e Kid Abelha, mas como toda alegria acaba veio à depressão e a década de 90 é marcada por isso, Nirvana e a Legião como exemplos. No final da década de 90 reclamar sobre o Brasil voltou a moda bem como as musicas voltada pra nichos, só que com mais força que na década de 80 com bandas como o Rappa, Planet Hemp e Charlie Brow.
Depois disso veio o movimento “emo” e eu prefiro não comentar a respeito. (não por preconceito, mas como falei estou regredindo no tempo e progredindo musicalmente).
Passar bem e boa semana do rock...
Indicações:
Filme: A Escola do Rock, O Roqueiro, Detroit Rock City.
Livros: Titãs: A Vida Até Parece uma Festa, Rock in Roll Uma História Social.
Documentários: Rock Brazil, Underground Rock
AH! Mais uma coisa… Toca RAUUUUULLLLL
É isso ai toca Raul...
ResponderExcluirMorte aos emos...
Vc tem razão quanto mais antigas as musicas melhor são...
ResponderExcluirOld school
Toca Raul!!!
ResponderExcluirÉ isso aí rock roll!! mais uma vez concordo com vc os melhores rocks são os antigos. Adoro!!
ResponderExcluircade o slipknot!!??(não resisti)
ResponderExcluirpohaa! tu é foda!
viva ao rockk!